voltar a destaques

Dia internacional contra a corrupção: a mediatização de casos de corrupção influencia a confiança nas instituições judiciais

10/12/2025 in Eco
Imagem

Rui Costa Pereira alerta que um sinal evidente dessa influência é encontrado na atual composição dos parlamentos em todo o mundo: “Veja-se em que medida a crescente mediatização de tais casos foi acompanhada do crescimento dos partidos de matriz populista. A forma como as próprias instituições judiciais procuram retirar capital dessa mediatização, aliada àquele primeiro aspeto, penso que nos deveria deixar a todos, pelo menos, preocupados”.

Quanto à fase de inquérito, por ter tendencialmente uma duração mais longa, é apontada como o maior entrave à celeridade processual. “A generosa amplitude como a lei processual penal e as regras de conexão de processos são interpretadas pelo Ministério Público na fase de inquérito tem permitido a criação de verdadeiros monstros processuais, ingeríveis e que muito contribuem para essa imagem de atrasos sistemáticos“, acrescenta Rui Costa Pereira.

"O país teria muito a ganhar com uma comunicação do Ministério Público que fosse efetivamente mais transparente e mais humilde (...) que opera há muito como uma verdadeira agência noticiosa, numa atuação que tem tanto de propagandista como tem de incendiária", conclui.